quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Freud e o Modelo Estrutural da Personalidade

Sigmund Freud é conhecido como o pai da psicanálise.

Resultado de imagem para freud
Freud¹
Freud, após perder seu pai, começou a vivenciar seus traumas em formato de sonhos, com isso, ele passou a tentar interpretá-los, entretanto, ele percebeu que o consciente não explicava tudo, o que o fez propôr a ideia do inconsciente, sendo o responsável também por dá-lo um status científico.

O Modelo Freudiano propôs uma mente dividida em camadas, o consciente (estado lúcido), pré-consciente (transição do lúcido para o lúdico) e o inconsciente (lúdico/desacordado), organizados respectivamente de acordo com a facilidade de acesso.

Em sua obra "A Interpretação dos Sonhos", Freud tentava explicar o funcionamento da mente e do inconsciente, além de relatar um método para conseguir acesso a ele, a hipnose. A Psicanálise ou Associação Livre foi um método desenvolvido por Freud que, ao contrário da Introspecção controlada, deixava o paciente à vontade para contar seus problemas.


Modelo Estrutural da Personalidade

Para Freud, o psiquismo humano é como um iceberg, a qual demonstramos apenas uma pequena parte (o consciente) de toda a complexidade da nossa mente. Sendo assim, ele desenvolveu um Modelo Estrutural da Personalidade, sendo ele o seguinte:
  • Id: prazer;
  • Ego: razão;
  • Superego: moral.
Segundo Sigmund, o ser humano buscava equilibrar esses três fatores, entretanto, é normal ter um deles mais destacado, como o Ego, por exemplo.

Curiosidade: os psicopatas são altamente movidos pelo Id.


¹Imagem de Max Halberstadt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Variáveis Independentes do C.O

Continuação  desse  blog. As determinantes das variáveis dependentes nos levam às variáveis independentes. Variáveis no Nível ...