Como dito no blog anterior, no início da Idade Moderna, ocorreu uma ruptura com os valores medievais, havendo um foco maior no ser humano (fato chamado Antropocentrismo). Graças a isso, o homem percebeu que as coisas não se davam "graças a Deus", mas sim graças à sua capacidade de resolver problemas.
|
Wilhelm Von Humboldt¹ |
Durante o XVIII, a Psicologia era considerada um segmento dentro da matéria de Filosofia, ocorrendo uma disseminação. Entretanto, ela só foi considerada ciência a partir do século XIX, mais especificamente no ano de 1810, quando Wilhelm Von Humboldt, que também estabeleceu o modelo atual de universidades, fundou a primeira faculdade de Psicologia em Berlim. Eles recebiam muitas doações de livros e materiais, o que facilitava na pesquisa e atraia um número considerável de cientistas.
|
Wilhelm Wundt² |
A Psicologia Científica foi uma união entre a Filosófica e Experimental, havendo a formação do primeiro laboratório desse meio. Foi fundado por Wilhelm Wundt, criador da Psicologia Moderna. Ele definiu o objeto de estudo como a mente humana e estabeleceu um método de análise: a introspecção controlada (que era o ato de estudar o paciente com ele acordado, através dos sentidos, como visão, tato, olfato etc.).
¹Imagem de Joseph Karl Stieler.
²Imagem de autor desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário