segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O Surgimento da Psicologia e a Influência dos Filósofos Pré-Socráticos

A Psicologia permaneceu fundida à Filosofia por mais de dois mil anos, tendo a primeira definição como "Estudo da alma".


O Significado de "Alma" nos Pensamentos Míticos e Pré-Socráticos


O pensamento mítico dominou por séculos, trazendo declamadores ambulantes, que contavam a história e explicavam as relações sociais através dos mitos. A mitologia foi criada por Homero, uma espécie de escritor, que fundou o Mundo Homérico, um local onde o heroísmo prevalece em um mundo regido por deuses.

A palavra "Psicologia" vem do grego "Psyqué", que significa "alma". Naquela época, a alma era considerada o início da vida, logo, quando essa substância abandonava o corpo, através da boca (doenças) ou feridas, era entendido como o fim da vivência, ou seja, a morte, pois a alma, que estaria dentro do corpo humano, era catalogada como a instância responsável pela respiração e pelo movimento do sangue.


A Influência dos Filósofos Pré-Socráticos

Usavam-se os mitos para explicar a natureza até aproximadamente 600 a.C., além de se utilizarem disso também para a fundação da própria organização sociopolítica.




Essa jornada pela explicação da alma humana se iniciou com Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates (469/399 a.C.) defendia que a característica do homem era a razão e que o ser humano era um animal racional. Já Platão (427/347 a.C.) concluiu que o lugar da razão é na cabeça, que seria a representação física da Psyqué, além da medula servir para ligar a mente ao corpo. Enquanto isso, Aristóteles (387/322 a.C.) via corpo e mente de forma conjunta, sendo a Psyqué o princípio ativo da vida.


Resultado de imagem para sócrates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Variáveis Independentes do C.O

Continuação  desse  blog. As determinantes das variáveis dependentes nos levam às variáveis independentes. Variáveis no Nível ...